segunda-feira, 15 de junho de 2015

Displays OLED transparentes e espelhados da Samsung impressionam

Parece que estamos mesmo vivendo o futuro. Inteligência artificial, robôs que correm e pulam, display flexível que pode ser enrolado como se um folha de jornal, drones, e muitas outras novidades futurísticas deixaram de ser ficção para fazerem parte de nossa realidade. Agora é a vez da Samsung apresentar mais uma novidade que até pouco tempo somente existia em filmes de Hollywood. Estamos falando dos novos displays OLED transparentes e espelhados, revelados hoje em Hong Kong, pela empresa sul-coreana.

No ano passado, a Samsung colocou a tecnologia OLED de lado em seus televisores de consumo em favor da tecnologia LCD Quantum Dot. Mas como foi possível perceber hoje, ela não abandonou por completo o desenvolvimento de displays OLED, e criaram esses incríveis monitores, que ao que tudo indica, será posicionado para o mercado comercial.

Ficar olhando para o que tem atrás da televisão talvez não seja muito conveniente para quem deseja assistir um filme ou algum programa na TV, mas certamente já podemos imaginar um Shopping repleto de vitrines equipadas com esse display transparente.

As novas telas integram uma tecnologia da Intel chamada RealSense, que permite aos usuários controlarem as interfaces através de gestos. A Samsung está atualmente concentrando-se em “fazer com que a experiência de compra dos consumidores seja mais atraente visualmente”, de acordo com um comunicado de imprensa emitido hoje.


Um possível uso para a tela espelhada seria no guarda-roupa, que poderia permitir que os clientes visualizassem como ficariam com determinada roupa, sem que realmente tivessem que experimentá-las. Caminhando através de uma loja, os compradores podem até olhar em um espelho e encontrar-se vestindo uma camisa diferente, sem qualquer esforço da sua parte.

No futuro, a Samsung diz que este tipo de espelho poderia, eventualmente, substituir os espelhos em sua casa e ao contrário de um espelho tradicional, que somente reflete a sua imagem, o novo display espelhado da Samsung poderia lhe fornecer inúmeras informações como clima, dados do trânsito e outras coisas mais. Sim, seria uma espécie de espelho mágico da Branca de Neve.

Para os displays OLED transparentes, a Samsung tem tarefas mais tradicionais em mente , mas não menos impressionantes. Ambos os modelos mostrados eram de 55 polegadas e ofereciam algumas especificações incríveis. A Samsung afirma que ambos os modelos, espelhados e transparentes, mostram um aumento da gama de cores quando comparados com os LCDs ​​(100% vs 70% de NTSC). As telas OLED não requerem iluminação de fundo, são mais versáteis quando se trata de integração com novos tipos de projetos, e também podem ser incrivelmente finas.

A apresentação da Samsung em Hong Kong talvez seja uma resposta ao também impressionante display OLED apresentado pela LG há algumas semanas atrás. Tanto os displays OLED transparentes, quanto os espelhados já estão prontos para serem usados pelas lojas em suas vitrines, mas não há atualmente nenhuma indicação de quão amplamente disponíveis serão.

Fonte: 88mph

Nenhum comentário:

Postar um comentário