sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

20 lições de vida que aprendi com Harry Potter

Para a geração Y, Harry Potter não foi apenas uma série de livros: foi tudo. Quando Harry Potter matriculou-se como estudante do primeiro ano em Hogwarts, muitos de nós estávamos começando a escola no mesmo período. O fim da série de livros / filmes só terminou perto do ensino médio ou da faculdade. Nós crescemos com Harry Potter, e sua história se desenvolvida com a nossa.
Por isso, existem várias lições de vida da maioria da nossa geração aprendeu com a série ao longo do caminho. Afinal, Harry Potter não era exatamente o “escolhido”, quanto mais, chegou a ser um aluno exemplar.
Aqui vão 20 lições de vida que aprendemos com Harry Potter ao longo da série e nossa juventude:
1. Nós não podemos mudar nosso passado, mas podemos mudar o nosso futuro
Prophecy-300x207Apesar das inconsistências temporais criadas para o enredo do livro, afinal, por que salvar apenas o Bicuço, quando poderiam salvar Lily e James Potter também, certo? O acima ainda soa verdadeiro. Nosso passado nos molda como pessoas, mas ele não tem a moldar o curso de nossas vidas. Enquanto pode-se dizer que os personagens todos os ‘série são os principais exemplos deste, o mais óbvio de todos é Harry, que perdeu seus pais quando bebê e, como resultado tinha que viver com seu tio vomitou, tia e primo depois. E, no entanto, tudo isso mudou sua vida para melhor, por ele escolher para participar de Hogwarts. O resto é história mágica.

2. Às vezes temos que enfrentar nossos medos para conseguir o que queremos
220Por mais que gostemos de ficar no conforto da nossa bolha, de nosso “mundinho”, às vezes a vida nos obriga a conhecer o mundo lá fora para o nosso próprio bem. No caso de Ron, “seguir as aranhas” significava encontrar a resposta para resgatar Hermione do perigo, no segundo livro/filme, “Harry Potter e a Câmara Secreta”. No caso de Harry, aprender a usar sua magia do “Patrono” significava proteger a si mesmo e aos outros do poderoso “beijo” do Dementador-sugador-de-alma-do-além.


3. Dinheiro não compra felicidade
hps4É o que desde sempre sabemos: dinheiro não é tudo. E não é, mas é difícil quando você é um jovem garoto que descobre uma fortuna. E vamos ser realistas, vendo Harry praticamente nadando em dinheiro como Tio Patinhas, bateu aquela inveja em todos nós. claro que ilusão termina quando se descobre que o motivo da fortuna é a herança de seus pais falecidos… Tudo tem seu preço, não?


4. Nunca estamos realmente sozinhos
A-Guide-to-Weird-and-Rare-Harry-Potter-PatronusesTodos nós estamos sujeitos ao sentimento de solidão, mas será que estamos realmente sozinhos? Embora aparentemente sozinho a maior parte do tempo, Harry Potter sempre teve o apoio de seus amigos e professores, mostrando-nos que na real, nunca esteve verdadeiramente sozinho. O melhor exemplo disso na série foi quando Harry não estava recebendo todas as cartas de seus amigos durante o verão, sentindo-se rejeitado, apenas para descobrir depois que Dobby havia escondendo dele o tempo todo. A próxima cena que se seguiu, com Rony e os gêmeos Weasley resgatando-o em seu carro voador, foi apenas a cereja no topo do sundae.

5. Amigos vão te livrar de problemas, mas melhores amigos vão ficar em apuros com você!
39070201_harryronscream300Claro, um amigo sempre vai ajudá-lo em qualquer situação (como Lupin fez quando Snape pegou Harry com o Mapa), mas um melhor amigo, verdadeiro, vai estar lá no meio da confusão. Toda vez que Harry se viu em uma situação preocupante, Ron e Hermione estavam com ele. Pense nisso. Você pode se imaginar enfrentando um Salgueiro porradeiro, um cão de três cabeças, ou jogo de xadrez letal em tamanho real, sem seus melhores amigos? Meu palpite é que não.


6. Às vezes temos que enfrentar nossas próprias batalhas sozinhos
The-Maze-harry-potter-27851133-500-550Ok, por mais que seus amigos o ajudem a ultrapassar todos obstáculos, Harry sempre acabava enfrentando seu adversário sozinho e por uma boa razão. Não podemos contar com nossos amigos ou família para salvar-nos de nossos próprios problemas o tempo todo. Temos que aprender a lutar nossas próprias batalhas. Você pode estar lidando com o ciúme mesquinho de um amigo quando sem saber, tenta entrar em um concurso, etc… Ninguém disse que seria fácil, mas Harry Potter provou que vale a pena.


7. Os animais são, por vezes (e muitas vezes) a melhor companhia
maxresdefault-1024x576Eu não acho que qualquer um de nós precisava da série Harry Potter para aprender esta verdade da vida, mas de alguma forma de ver Harry voando alegremente sobre o lago de Hogwarts com Bicuço e acariciando a cabeça de Hedwig após um dia difícil, mostra o quanto isso é verdade.



8. Confiança não é a mesma coisa que bravura
Kenneth Branagh as Gilderoy LockhartEnquanto Gryffindor foi conhecida por produzir a mais brava das turmas de Hogwarts, Ravenclaw foi conhecida por produzir um pseudo herói, e seu nome era Professor Lockhart. Mais do que ninguém nos romances, Gildroy Lockhart mostrou-nos que a coragem vem de dentro e não pode ser confundido com confiança.


9. Você nunca deve deixar ninguém tirar o melhor que há em você
giphy1Podemos não ter percebido isso quando crianças, mas a chacota de Malfoy contra os “trouxas”, especialmente Hermione, foi um exemplo evidente da proeminência de bullying racialmente carregada. “O sangue não-mágico” de Hermione fez um inimigo aos olhos dos alunos da Sonserina “puro-sangue” (me diga que isso não é uma referência ao racismo). No entanto, Hermione nos mostrou como não devemos ser definidos por aquilo que somos, mas sim quem somos. E ela certamente conseguiu fazê-lo quando socou Malfoy no terceiro filme.

10. Há sempre alguma força misteriosa que trabalha em nosso favor (ou contra…)
gobletEssa segue a mesma linha de raciocínio que a lição anterior “você nunca está sozinho”, mas fala sobre o elemento surpresa do nosso sistema de apoio. Enquanto Harry não sabia que durante toda série Snape estava sempre do lado de Dumbledore em protegê-lo de Voldemort, sempre desconfiou do professor mal encarado. Por outro lado, Harry confiava no “Olho-Tonto” Moody no quarto libro e acabou em um cemitério com Voldemort, chegando a ser quase morto.


11. Você nunca deve ir a lugar nenhum sozinho, sem dizer ou trazer alguém
my-fictional-bucketlist-its-only-erica-10Esta lição de vida foi martelada em nossos cérebros quando éramos crianças, mas ainda se aplica a nós, adultos. Se nós aprendemos alguma coisa com Hermione descobrindo um troll psicótico no banheiro, é que devemos sempre dizer a alguém para onde estamos indo ou trazer um amigo com a gente. Meninas, este é um aviso – nunca deixe suas amigas irem ao banheiro em um bar sozinhas. Você nunca sabe o que outro tipo de troll vai estar à espreita.


12. As aparências enganam…
BlackFlyerMuitas vezes nós involuntariamente julgamos os outros com base em sua aparência e às vezes nossas avaliações são bem erradas. Um grande exemplo disso na série Harry Potter foi o personagem de Sirius Black. Para a maioria, no terceiro livro, todos nós, incluindo Harry, pensou que era algum louco assassino, traidor, na cola do menino Potter. Então J.K. Rowling fez um 180º e transformou-o no carinho em pessoa, o padrinho legal, tentando vingar os pais de Harry.


13. Danças adolescentes são terríveis
Yule-Ball-harry-potter-and-the-goblet-of-fire-35388739-600-378Preciso dizer mais? Depois de assistir Ron de mimimi por Hermione, Hermione chorar por Ron e Harry sozinho de canto, esperando a vassoura chegar para ser sua companheira de dança, eu acho que todos nós poderíamos dizer que a cena do filme trouxe de volta muitas memórias ruins. Esses bailinhos deveriam ser proibidos… mas acho que nem existem mais mesmo…


14. Ser invisível não é tão legal como pensávamos…
tumblr_leadkhQNOb1qcql8rParece até ser um superpoder bem legal, que os tímidos e introvertidos até desenvolvem, mas a invisibilidade não é tão bacana assim. Claro, é bem legal quando Harry começa a se movimentar despercebido e evitar a atenção indesejada, mas os custos são maiores que as recompensas. Tecnicamente, nem tudo aquilo que você descobrir um modo furtivo, vai ser legal. Já cozinhar me parece um dom bem legal de ter…


15. Último poder deve ser usado com precaução
HP7_Voldemort-Elder-WandSe há uma coisa que aprendemos com Harry Potter, é que o poder é uma coisa grande e terrível. Quando ele é usado para o bem, o poder tem a capacidade de mudar o mundo para melhor. Quando ele é usado para o mal, porém, o poder tem a capacidade de destruí-lo. Além de Voldemort, o melhor exemplo dos livros é nos dar a natureza prejudicial do poder-final, a Varinha das Varinhas. Tudo mundo é capaz de se matar por algo do tipo… No entanto, vou dizer que a Varinha das Varinhas seria uma ótima ferramenta para férias!

16. Com a idade vem a sabedoria
Albus-Dumbledore-Wallpaper-hogwarts-professors-32796178-1024-768De todas sabedoria acumulada com powerpoints, memes de Facebook e Whatsapps ao longo dos anos, podemos dizer que série de Harry Potter é uma boa fonte de conhecimento- e a maioria vinda de Dumbledore. Sempre que Harry encontrou-se em uma situação difícil, podia sempre contar com Dumbledore para dar conselhos brilhantes ou oferecer uma sugestão sábia. Afinal, o homem vivia há mais de um século. Não é exagero dizer que ele tinha aprendido uma coisa ou duas em sua vida.


17. Com a idade vem atratividade (ou não…)
let-us-not-forget-that-neville-longbottom-aka-mat-1-1407-1380300158-25_bigEu não sou o primeiro a dizer isso, mas eu acho que falo por todos nós quando digo Neville surpreendeu a todos no final da série de filmes. Que transformação! O tempo pode fazer muito bem para alguns, mas para outros… para não citar nomes, mas uma certa pessoa que começou legalzinha em Gryffindor não terminou do jeito que se esperava…


18. O poder do amor é mais forte do que o poder do ódio
friends-harry-potter-hug-Favim.com-269752Não podemos vencer todos, mas Harry Potter nos mostrou que podemos triunfar em nossas relações. Mesmo com constantes ameaças de morte de Voldemort, Harry Potter sempre teve apoio de familiares e amigos para ajudá-lo ao longo do caminho. E, no final, fez toda a diferença.


19. Às vezes, nossos inimigos vem a ser nossos amigos disfarçados
Snape-Harry-Ron.2Já aconteceu com você? Tinha a impressão de ter uma pessoa que não gostava de mim e de repente, era um bom amigo disfarçado? E o contrário? Na vida de Harry Potter, isso parecia ser especialmente relevante. De Snape a Sirius, até mesmo para Dobby, Harry sempre fez algum juízo errado de alguém.


20. Magia existe, mesmo para nós trouxas
harry-potterÉ brega, eu sei, mas há uma certa magia que todos nós experimentamos em algum ponto ou outro em nossas vidas. Embora possa não ser sob a forma de bruxaria, a magia que nos deparamos pode ser encontrados nas pessoas, lugares e coisas que nos rodeiam. Há magia em viajar, escrever, ler, ao música, na amizade, no amor….

Vi lá no http://nerdcorporativo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário