sábado, 10 de janeiro de 2015

Um dia de David Nicholls: Livro e filme

Um dia: Livro e filme
Esse, queridos leitores, é um grande momento: O momento em que Mychelle Freiesleben gosta mais da versão do filme do que da versão do livro. Isso nunca tinha me acontecido antes, mas é verdade.
Já fazia muito tempo que eu queria ler o livro Um Dia de David Nicholls. E, antes de eu fazer a mamoplastia redutora, o Carrefour colocou vários livros em promoção e eu comprei três, com a desculpa de que precisaria de livros para me distrair no pós-operatório. Um Dia era um desses livros, claro.
Demorei para começar a ler, porque esse foi o período em que eu mais comprei e ganhei livros e eu costumo ler bem de vagar. Apesar da demora, quando comecei a ler Um Dia, estava empolgadíssima! Porém, não demorou muito para sentir a decepção e a leitura foi se arrastando por uns bons seis meses - ou mais!
Se isso fosse um vídeo, com certeza já teria ganhado vários dislikes. Já li várias resenhas positivas a respeito de Um Dia e não foi a toa que quis tanto ter esse livro em minhas mãos, mas sei lá... Comigo, a coisa não funcionou muito bem.
Um dia é um livro de David Nicholls que conta a história de Dexter Mayhew e Emma Morley. Eles se conhecem logo após a formatura da faculdade, tem um casinho de uma noite, onde conversam sobre a vida; seus planos para o futuro e objetivos, mas acabam se tornando apenas bons amigos. Sempre com segundas intenções, que não levavam a nada - ou quase nada
A parte interessante, é que acompanhamos 20 anos dos personagens - todo 15 de Julho, mais especificamente - em suas vidas juntos e separados. David Nicholls descreve cada detalhe da vida de Dexter e Emma  e isso faz com que consigamos "enxergar" perfeitamente todas as "cenas" do livro. Conseguimos entender as atitudes; o visual; os pensamentos; os ambientes... Tudo.
Emma Morley é uma personagem encantadora. Identifico-me com ela em diversos momentos, de formas diferentes. Ela é sensível e orgulhosa ao mesmo tempo. Meio deprimida, mas perseverante. Alguns poderiam achá-la meio clichê, mas Emma é mais complexa do que isso. Assim como Dexter Mayhew, aliás, mas... Dexter, na minha opinião, é um personagem insuportável. Ele tem todos os defeitos que eu odeio em alguém. É exibicionista; está sempre diminuindo os outros ou fazendo pouco caso de seus objetivos e sonhos e é estupidamente deslumbrado e irresponsável. 

A ideia do livro é mostrar o amadurecimento dos personagens, que são completamente diferentes um do outro, e fazer-nos refletir sobre isso. Mas, o fato de o autor se preocupar em contar tantos detalhes sobre a vida de cada um - que é algo que costumo gostar - me cansou DEMAIS, pelo fato de ter que saber muitos detalhes sobre Dexter Mayhew. Então, eu lia as partes de Emma e as partes de Emma com Dexter e enrolava semanas para ler a parte de Dexter sozinho.
Quem já leu Um Dia já deve imaginar o que pensei do final do livro, né? Não achei emocionante, apenasbrochante decepcionante. Acho que havia muito a ser desenvolvido e construído ainda - como é a sensação da vida real, se pararmos para pensar. Mas, parece que o fim serviu para tornar Dexter uma pessoa ainda melhor, porque era assim que ele era ao lado de Emma.



Um dia: Livro e filme
Assisti ao filme Um Dia no mesmo dia em que terminei de ler o livro. A história é bem fiel, porém, como se trata de um filme, alguns detalhes foram abreviados, o que, para mim, foi ótimo! 
Achei que o filme foca muito mais em Dexter do que em Emma - a Emma ficou bem apagadinha - mas isso não me incomodou, justamente por cortarem os detalhes em que Dexter era totalmente desnecessário. E, ao meu ver, o Dexter do filme é bem mais sensível do que o Dexter do livro. No filme, consigo entender seus motivos e seus medos. O Dexter do filme não parece ter a necessidade de se mostrar auto-confiante o tempo todo e quando age de forma errada, há uma boa justificativa.
O romance de Dexter e Emma, também, é mais convincente no filme, onde ambos parecem se gostar o tempo todo, mas não sentem segurança para assumir e arriscar a amizade.
A escolha dos atores colaboraram muito para que eu gostasse do filme: Anne Hathaway e Jim Sturgess. Adoro Anne Hathaway desde sempre, mas Jim Sturgess deu uma cara a Dexter, que me surpreendeu bastante.

O final do filme é o mesmo que o do livro, mas achei bem mais emocionante. No entanto, continuei decepcionada, porque gostaria que o final fosse outro.

No fim das contas, recomendo a leitura do livro, porque muita gente adora - estou oficialmente me chamando de chata - e porque, caso queira assistir ao filme, conseguirá entender algumas partes que ficaram um pouco vagas, devido ao corte de detalhes e fatos.

Vi lá no http://www.umaquestaodeestilo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário