sábado, 10 de janeiro de 2015

Conheça os gakuseifuku (uniformes ecolares no Japão) e suas características exclusivas ^^

O uniforme escolar no Brasil serve para igualar as diferenças econômicas e aspectos sociais entre os alunos, também foram criados para simbolizar o nome, as cores e o símbolo da escola, assim alunos carregavam a imagem da escola pelo uniforme e então devem agir de acordo, ou seja, ter um bom comportamento. Ele foi primeiramente utilizado em 1890.


No Japão os gakuseifuku (uniformes escolares), que também possuem os mesmos objetivos dos daqui no Brasil, começam a ser obrigatórios quando os alunos adentram o ginásio. Os uniformes também são roupas de status, mas por quê? No Japão o ensino é muito valorizado, as pessoas que entram nas faculdades mais concorridas possuem o uniforme delas, e por isso acabam sendo admiradas pelos demais que não conseguiram ou também causam inveja.


Costumam-se usar os uniformes mesmo na rua, como se fosse uma roupa normal para sair. Os uniformes japoneses foram inspirados, em parte, nos uniformes da marinha.

Seifuku (fonte)


E por último uma curiosidade dos uniformes para mostrar a influência e o papel simbólico nos jovens. Na cerimônia de formatura do colegial uma garota pede ao garoto que ela gosta que ele lhe dê o segundo botão (de cima pra baixo) do seu uniforme. Se o sentimento for recíproco o garoto dá o botão, é exatamente este botão pois ele está mais próximo do coração.

Vi lá no http://nihon--culture.blogspot.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário